• Home
  • Destaque
  • Esportes
  • Policiais
  • Social
  • Noticias Locais
  • Notícias Regionais
  • Políticas em Geral
Sem resultados
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Esportes
  • Policiais
  • Social
  • Noticias Locais
  • Notícias Regionais
  • Políticas em Geral
Sem resultados
View All Result
Sem resultados
View All Result
Home Noticias Locais

Em 20 anos, cigarro eletrônico pode causar epidemia global de câncer

editor por editor
27 de maio de 2025
em Noticias Locais
0
Em 20 anos, cigarro eletrônico pode causar epidemia global de câncer
0
SHARES
7
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A indústria do tabaco evoluiu, mas os danos continuam os mesmos — ou até piores. Cigarros eletrônicos, vaporizadores e dispositivos aquecidos têm ganhado espaço principalmente entre os jovens, reacendendo um alerta global sobre os riscos do consumo de nicotina e a necessidade urgente de políticas de prevenção mais eficazes. Apesar de muitas vezes vendidos como alternativas “mais seguras” ao cigarro convencional, os dispositivos vêm se tornando porta de entrada para o vício em nicotina — e podem ser o estopim de uma futura epidemia de câncer.
“Se mantivermos o ritmo atual de consumo entre adolescentes e jovens adultos, em 20 anos estaremos enfrentando uma nova onda global de câncer, especialmente de pulmão. É uma repetição do que vimos no século passado com o cigarro tradicional, mas agora sob um novo disfarce”, alerta o oncologista William Nassib William Jr, líder nacional da especialidade tumores torácicos da Oncoclínicas&Co.
Em uma entrevista à GloboNews, que viralizou nas redes sociais, a pneumologista Margareth Dalcomo fez um alerta que reforça ainda mais o cenário: “Temos atendido adolescentes de 15, 16 anos com danos nos pulmões que estamos acostumados a ver em pessoas que fumam há 40, 50 anos”. Ela explicou ainda que esses dispositivos são consumidos continuamente, com altas doses de nicotina e outras centenas de substâncias químicas, muitas vezes sem qualquer controle de fabricação.

De símbolo de status a ameaça invisível

A Geração Z, nascida entre 1997 e 2012, estava prestes a ser a primeira a se afastar definitivamente do cigarro. No entanto, a chegada dos dispositivos eletrônicos mudou esse cenário. Com apelo tecnológico, sabores atrativos e forte presença nas redes sociais, os vapes conquistaram os jovens — e já preocupam a comunidade médica.
“Hoje, temos adolescentes que sequer experimentaram um cigarro tradicional, mas já são dependentes de nicotina. Isso representa um retrocesso grave em termos de saúde pública”, afirma o oncologista.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o uso do cigarro eletrônico aumenta em mais de quatro vezes a chance de um não fumante passar a consumir o cigarro convencional. Para o especialista, trata-se de um ciclo vicioso altamente perigoso.
“A falsa sensação de segurança em relação aos dispositivos eletrônicos cria um terreno fértil para o vício. Precisamos agir com urgência para evitar que uma nova geração sofra as consequências que já conhecemos tão bem”, complementa.

Redes sociais: a vitrine digital do vício

O alcance dos cigarros eletrônicos entre os jovens não seria tão expressivo sem a força das redes sociais. Influenciadores, vídeos chamativos, desafios virais e anúncios disfarçados ajudam a naturalizar — e até glamourizar — o uso dos vapes entre adolescentes e jovens adultos. Esse cenário acendeu o alerta das autoridades.

Recentemente, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou plataformas como Instagram, YouTube, TikTok, Mercado Livre e Enjoei para que retirem do ar, em até 48 horas, conteúdos e anúncios que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos e outros produtos derivados do tabaco cuja venda é proibida no Brasil desde 2009.
A determinação surgiu após o Conselho Nacional de Combate à Pirataria identificar mais de 1.800 conteúdos ilegais, sendo a imensa maioria no Instagram. Contas de vendedores e influenciadores que promovem os produtos somam quase 1,5 milhão de seguidores — o que revela o tamanho da influência digital por trás da nova epidemia de nicotina.

Riscos ainda pouco compreendidos — mas cada vez mais evidentes

Embora os efeitos de longo prazo do cigarro eletrônico ainda estejam sendo estudados, os indícios atuais já são preocupantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adolescentes que utilizam vapes têm maior propensão a se tornarem fumantes na vida adulta. Além disso, há registros crescentes de lesões pulmonares associadas ao uso dos dispositivos — algumas, inclusive, fatais.
“Estamos apenas começando a entender os efeitos dos cigarros eletrônicos. Sabemos que causam inflamações pulmonares, prejuízos cardiovasculares e danos à saúde bucal. Mas é provável que as consequências mais severas, como o aumento de tumores, só apareçam nas próximas décadas. Isso exige ação preventiva imediata”, ressalta o oncologista.
Parte da gravidade do problema está no potencial viciante dos vapes: dispositivos com aparência inofensiva podem conter doses de nicotina equivalentes a até cinco maços de cigarro comum. “A nicotina por si só não causa câncer, mas ela é o que sustenta o vício. E quanto maior o vício, maior a exposição a substâncias que, essas sim, são cancerígenas”, explica.
Muitos não reconhecem os sinais do vício nem compreendem o impacto que o uso frequente pode ter na saúde a longo prazo. Essa banalização do consumo torna ainda mais difícil interromper o ciclo antes que ele se consolide, reforçando a necessidade de campanhas educativas que falem a linguagem dessa nova geração. “É fundamental que as autoridades, escolas, famílias e profissionais de saúde se mobilizem. A batalha contra o cigarro tradicional foi longa e salvou milhões de vidas. Não podemos perder essa guerra agora para os cigarros eletrônicos”, finaliza William Nassib William

Sobre a Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo hiperespecializado e inovador voltado para a jornada oncológica. Com um corpo clínico formado por mais de 2.900 médicos especialistas em oncologia, a companhia está presente em 40 cidades brasileiras, somando mais de 140 unidades. Com foco em pesquisa, tecnologia e inovação, o grupo realizou nos últimos 12 meses cerca de 682 mil tratamentos. A Oncoclínicas segue padrões internacionais de excelência, integrando clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade, potencializando o tratamento com medicina de precisão e genômica. Parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, adquiriu a Boston Lighthouse Innovation (EUA) e possui participação na MedSir (Espanha). Integra ainda o índice IDIVERSA da B3, reforçando seu compromisso com a diversidade. Com o objetivo de ampliar sua missão global de vencer o câncer, a Oncoclínicas chegou à Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando sua expertise oncológica para um novo continente. Saiba mais em

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

DIGITAL TRIX

Paula Cohn – paula܂cohn@digitaltrix܂com܂br – 11 99134-4154

Mayara Guerrero – mayara܂guerrero@digitaltrix܂com܂br – 11 99291-5519

Cinthia Jardim – cinthia܂jardim@digitaltrix܂com܂br – 11 97209-2684

Ana Carolina – ana܂carolina@digitaltrix܂com܂br – 11 99437-5176

:

,
legenda: A Geração Z, nascida entre 1997 e 2012, estava prestes a ser a primeira a se afastar definitivamente do cigarro. No entanto, a chegada dos dispositivos eletrônicos mudou esse cenário.

Fonte da Foto: Assessoria

Post Anterior

Arraiá: Esquadrilha da Fumaça fará duas apresentações em Bauru

Próximo Post

Embalado, Magnus pega o Sabaneros pela Liberta

editor

editor

Próximo Post
Embalado, Magnus pega o Sabaneros pela Liberta

Embalado, Magnus pega o Sabaneros pela Liberta

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts:

  • Tendência
  • Comentários
  • Mais recentes
HOMEM É ENCONTRADO MORTO NO CENTRO DE AVARÉ  22 de dezembro de 2023

HOMEM É ENCONTRADO MORTO NO CENTRO DE AVARÉ 22 de dezembro de 2023

22 de dezembro de 2023
Luana Andrade, assistente de palco do Domingo Legal, morre aos 29 anos morre

Luana Andrade, assistente de palco do Domingo Legal, morre aos 29 anos morre

7 de novembro de 2023
Avaré 35ª FESTA DO MILHO VERDE ACONTECE ENTRE OS DIAS 7 E 10 DE MARÇO NA BRABÂNCIA

Avaré 35ª FESTA DO MILHO VERDE ACONTECE ENTRE OS DIAS 7 E 10 DE MARÇO NA BRABÂNCIA

19 de fevereiro de 2024
Faleceu nesta quinta-feira, Mário Rodrigues Leite, pai do narrador Milton Leite, do Sportv.

Faleceu nesta quinta-feira, Mário Rodrigues Leite, pai do narrador Milton Leite, do Sportv.

22 de fevereiro de 2024
Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

0

Jokowi Seeks Investors for Indonesia’s Airports to Curb Deficit

0

CS:GO ELeague Major pools and tournament schedule announced

0

Washington prepares for Donald Trump’s big moment

0
Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

8 de outubro de 2026
OBRAS *Obra contra enchentes segue com instalação de galeria pluvial na Rua Alagoas*

OBRAS *Obra contra enchentes segue com instalação de galeria pluvial na Rua Alagoas*

8 de outubro de 2026
*Moradores da Vila Esperança recebem certificados de regularização fundiária no dia 12*

*Moradores da Vila Esperança recebem certificados de regularização fundiária no dia 12*

8 de outubro de 2026
Corinthians perde do Internacional e demite Fernando Diniz

Corinthians perde do Internacional e demite Fernando Diniz

8 de outubro de 2026

Postagens Recentes

Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

8 de outubro de 2026
OBRAS *Obra contra enchentes segue com instalação de galeria pluvial na Rua Alagoas*

OBRAS *Obra contra enchentes segue com instalação de galeria pluvial na Rua Alagoas*

8 de outubro de 2026
*Moradores da Vila Esperança recebem certificados de regularização fundiária no dia 12*

*Moradores da Vila Esperança recebem certificados de regularização fundiária no dia 12*

8 de outubro de 2026
Corinthians perde do Internacional e demite Fernando Diniz

Corinthians perde do Internacional e demite Fernando Diniz

8 de outubro de 2026
Jornal do Sabuguinho

Jornal do Sabuinho - O Reporter Carrapato sempre em cima do fato.

Redes Sociais

Categorias das Matérias

  • Artigos
  • Destaque
  • Esportes
  • Geral
  • Noticias Locais
  • Notícias Locais
  • Notícias Locas
  • Notícias Locas
  • Noticias Regionais
  • Notícias Regionais
  • Notícias Regionais
  • Notícias Regionais
  • Notícias Regionais
  • Noticias Regionais
  • Notícias Regionais
  • Notícias Regionais
  • Pokiciais
  • Poli
  • Polícia
  • Policia
  • Polícia
  • Polícia
  • Polícia
  • Polícia
  • Policia
  • Polícia
  • Policia
  • Polícia
  • Polícia
  • Polícia
  • Policia
  • Polícia
  • Polícia
  • Policia
  • Policiais
  • Policiais
  • Policiais
  • Policiais
  • Policiais
  • Policiais
  • Policial
  • Policial
  • Policial
  • Policial
  • Policial
  • Politica
  • Política
  • Politica
  • Política
  • Política
  • Política Geral
  • Política geral
  • Política local
  • Política local
  • Política Local
  • Política Nacional
  • Política Nacional
  • Política Nacional
  • Política Nacional
  • Política Nacional
  • Política Nacional
  • Política Nacional
  • Política regional
  • Politicas
  • Politicas
  • Políticas em Geral
  • Politicas em geral
  • Politicas Regionais
  • Poltica regional
  • Regionais
  • Sicial
  • Sociai
  • Sociais
  • Sociais
  • Sociais
  • Sociais
  • Sociais
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Social
  • Soxial
  • Soxial
  • Utilidade Pública
  • Utilidade pública
  • Utilidade pública
  • Utilidade pública

Postagens Recentes

Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

Avaliação do Grêmio Novorizontino reúne jovens talentos do futebol em Avaré

8 de outubro de 2026
OBRAS *Obra contra enchentes segue com instalação de galeria pluvial na Rua Alagoas*

OBRAS *Obra contra enchentes segue com instalação de galeria pluvial na Rua Alagoas*

8 de outubro de 2026
  • Home
  • Destaque
  • Esportes
  • Policiais
  • Social
  • Noticias Locais
  • Notícias Regionais
  • Políticas em Geral

© 2023 - Todos os direitos a Sabuguinho

Sem resultados
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Esportes
  • Policiais
  • Social
  • Noticias Locais
  • Notícias Regionais
  • Políticas em Geral

© 2023 - Todos os direitos a Sabuguinho


Net @ - sites para internet