A Justiça de Itaí sentenciou o Jornal Sudoeste do Estado de Fartura e outros envolvidos em uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa. O caso envolve suposto conluio em processos licitatórios para a contratação de serviços de publicação de atos oficiais e acompanhamento legislativo.
O Processo
A ação foi movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo contra diversos réus, incluindo a Câmara Municipal de Itaí, a Editora Vieira Aires Ltda. (responsável pelo jornal A Voz do Vale), a Empresa Jornalística Observador Ltda., e pessoas físicas associadas ao esquema.
A investigação apontou que, sob a gestão do então presidente da Câmara Municipal, Sidney da Silva, licitações foram abertas sem requerimento formal, resultando na contratação de serviços a valores supostamente superfaturados. O Ministério Público alegou que os preços contratados eram superiores aos praticados em cidades vizinhas de tamanho semelhante, acarretando prejuízo ao erário.
Diante das irregularidades, o MP pediu a indisponibilidade dos bens dos réus e sua condenação por improbidade administrativa. Em decisão anterior, a Justiça decretou a indisponibilidade dos bens e excluiu a Câmara Municipal do polo passivo da ação, por considerar sua ilegitimidade no caso.
Defesas e Argumentos
Os réus apresentaram diversas contestações, levantando argumentos como:
Falta de individualização das condutas;
Ausência de dolo ou má-fé;
Questionamento sobre a validade das provas apresentadas pelo Ministério Público;
Pedido de gratuidade de justiça e revogação da indisponibilidade de bens.
Entre os principais argumentos da defesa, destacou-se a alegada inexistência de superfaturamento, uma vez que os serviços licitados não teriam sido comparados de maneira adequada ao mercado. Os réus também alegaram que não houve enriquecimento ilícito ou dano ao erário.
Decisão Judicial
O Juízo considerou que as provas nos autos demonstram conluio entre os envolvidos para fraudar as licitações. Destacou-se a falsificação de assinaturas em documentos do processo licitatório, confirmada por laudo pericial. A Justiça entendeu que apenas uma das empresas efetivamente participou da licitação e foi a beneficiada.
O magistrado ressaltou que a improbidade administrativa exige comprovação de dolo, o que ficou evidenciado pela estruturação do esquema fraudulento. No entanto, não ficou comprovado o superfaturamento dos valores praticados, uma vez que não houve apresentação de estudo técnico mercadológico robusto que confirmasse essa tese.
Consequências e Sanções
Com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), os réus foram condenados à devolução de valores indevidamente recebidos, perda de bens adquiridos ilicitamente e suspensão dos direitos políticos. Também foram proibidos de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais e creditícios por um período determinado.
A decisão ainda cabe recurso, e os réus podem recorrer para instâncias superiores a fim de reverter ou modificar as penalidades impostas.
Impacto do Caso
A sentença reforça a necessidade de maior transparência nos processos licitatórios e a atuação rigorosa dos órgãos fiscalizadores no combate à improbidade administrativa. O caso também levanta discussões sobre a eficácia dos mecanismos de controle interno das Câmaras Municipais na prevenção de irregularidades.
Com a decisão, o Ministério Público espera coibir futuras tentativas de fraudes em licitações e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma justa e transparente.
NA ÍNTEGRA O PROCESSO: 1002012-64.2017.8.26.0263 – Sentença – ITAI



















