Fonte: Conmebol
ogando mal mais uma vez – o que não é novidade, a seleção brasileira precisou literalmente do Botafogo para vencer o Chile, de virada, fora de casa, por 2 a 1, pela última rodada do primeiro turno das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil assim acaba com a série de três jogos seguido sem vencer fora de casa na competição.
E poderia ter sido um pesadelo, porque logo com 1min de jogo, o Brasil saiu atrás do placar, com gol de Eduardo Vargas, de cabeça, encobrindo Éderson.
Porém no fim do primeiro tempo, o Brasil chegou ao empate, com Igor Jesus de cabeça, após cruzamento de Savinho. Foi o primeiro jogo e o primeiro gol do atacante do Botafogo.
O centroavante se tornou o primeiro atleta do Fogão a balançar as redes vestindo a Amarelinha desde 1998.
O último havia sido Bebeto. Na Copa do Mundo daquele ano, disputada na França, o lendário atacante marcou um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre a Dinamarca, nas quartas de final.
E no fim do segundo tempo, Luiz Henrique, que entrou durante a etapa final fez o gol da vitória do Brasil / Botafogo. Foi também o primeiro gol dele com a camisa da seleção.
O Brasil volta a campo na terça-feira, quando enfrenta o Peru, em Brasília, às 21h45, pelo início do returno. A classificação das Eliminatórias, onde os seis primeiros de classificam diretamente ao Mundial e o 7º participa da repescagem, é a seguinte:
1º ARG 19pts
2º COL 16pts
3º URU 15pts
4º BRA 13pts
5º EQU 12pts
6º BOL 12pts
7º VEN 11pts
8º PAR 10pts
9º CHI 05pts
10º PER 03pts
CHILE 1 X 2 BRASIL
Local: estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago (Chile)
Data: 10 de outubro de 2024, quinta-feira
Hora: 21h (de Brasília)
Árbitro: Dario herrera (ARG)
Assistentes: Facundo Rodríguez (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Hector Paletta (ARG)
Cartões amarelos: Galdames (Chile); Paquetá, Danilo (Brasil)
GOLS: Vargas, 1 do 1ºT (Chile); Igor Jesus, aos 45 do 1ºT, e Luiz Henrique, aos 44 do 2ºT (Brasil)
CHILE: Cortés; Loyola, Kuscevic, Maripán, Galdames (Marcelo Morales) e Pavez (Alarcón); Echeverría, Valdés (Tapia); Osorio, Dávila (Cepeda) e Vargas (Palacios).
Técnico: Ricardo Gareca
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Gerson); Savinho (Luiz Henrique), Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus (Endrick).
Técnico: Dorival Júnior
–

















