Infleet, plataforma para gestão e integração de frotas, capta R$ 2,6 milhões de investimento

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Logtech baiana abre as portas para mercado sul-americano, e cresceu três mais desde julho passado. A solução reduz, em média, até 25% os custos operacionais dos clientes

São Paulo, maio de 2022 – Inspirada em plataformas como Samsara, Fleetio e Chevin, referências no mercado internacional, a Infleet foi criada para resolver as principais dores de frotistas em todo País. A logtech baiana anuncia aporte de R$ 2,6 milhões, processo iniciado em 2021, vindo de fundos milionários do mercado e investidores anjos. O recurso é liderado pela DOMO Invest, Bossanova, Américo Pereira Filho (Ex-CEO da Fedex e membro do conselho da Sequoia) e Yves Nogueira.
O aporte será empregado em tecnologia para análise de dados, marketing, bem como ações voltadas para a educação, consultoria e treinamento do setor de logística. Em menos de um ano, a plataforma dobrou o time e aumentou o faturamento em mais de 200%. Só no período de janeiro a abril, a logtech apresentou crescimento de 65% e a estimativa é chegar a 150% em 2022.
Atualmente, já são mais de 240 clientes e a previsão é terminar o ano com uma carteira de 400, bem como aumentar o time de vendas e tecnologia. No total, são 33 colaboradores que trabalham na Infleet. Com início das operações em 2018, é o primeiro hub integrador de soluções para frotistas em todo Brasil. Fundada pelos engenheiros de formação, Victor Cavalcanti e Lucas Correia, além de Vitor Reis e Henrique de Amorim.
“Ganhamos espaço quando percebemos que o problema central estava nos desperdícios, não identificados, como gastos com combustível e manutenção, além da dificuldade latente que os gestores tinham (e ainda têm) de localizar informações relevantes e estratégicas em planilhas.”, contextualiza Victor Cavalcanti, CEO e cofundador da Infleet.
Com a adoção da ferramenta, é possível reduzir, em média, até 25% os custos operacionais dos frotistas. “É a única plataforma capaz de integrar a visão operacional com monitoramento e telemetria e gestão de custos em um único sistema. A solução permite tomar decisões baseada em dados integrados de monitoramento, comportamento do motorista, custos de combustível, manutenção e despesas gerais sem a necessidade de relatórios complexos”, explica Cavalcanti.
A forma de monetização do negócio é por meio do modelo de assinatura com pagamento mensal por veículo adicionado na plataforma, além de treinamento e consultoria. “Trabalhamos com mercados bem diversificados como distribuição, transportadoras, telecom, hospitalar, engenharia, saneamento, energia. Na pandemia, foi possível prospectar clientes em mercados que não foram impactados, como coleta de resíduos e distribuição de alimentos e bebidas”, ressalta o empreendedor, que já trabalha com clientes como Buser, Embasa, distribuidor Coca-Cola, distribuidor Nestlè, Naturalle, Unimed e EBEC

Gargalos que oneram a operação logística

No Brasil, são mais de 10 milhões de veículos corporativos circulando e causando diariamente acidentes e poluição, sem contar o aumento dos gastos para as empresas. Todos os veículos devem ter um controle operacional e financeiro para manutenção da saúde financeira das organizações. Além disso, sabe-se o quão complexa é a área, com informações desencontradas e pouco controle dos dados, além de ser um setor carente de soluções que ajudem na análise dos veículos, telemetria (tecnologia que coleta informações remotamente, o raio-x do que se passa com o caminhão nas estradas de fato), consumo (o quanto se gasta de combustível diariamente), controle com manutenção, multas e outros gastos gerais.
Além de trazer soluções que ajudam o frotista, o sistema segue alinhado à cultura de sustentabilidade por meio de redução de emissão de gases poluentes dos veículos, diminuição de desgastes de pneus, menos consumo de combustíveis, auxilia na segurança dos veículos por meio de monitoramento em tempo real.
“O gestor de frotas consegue reagir de maneira mais rápida às ineficiências da operação, como corrigir em tempo real o modo de condução do motorista, ociosidade de motor, desvios de combustível, gastos de manutenção desnecessários, entre outros. A plataforma permite aos gestores a realização de benchmarks periódicos da operação”, garante Lucas Correia, fundador e CPO da Infleet, e que já passou por empresas como Ford e Bosch.
Com um nível de satisfação acima de 80 (NPS), a startup consegue entregar aos seus clientes uma visão 360º das verticais de abastecimento, manutenção, despesas, telemetria em segmentos variados como coleta de resíduos, transporte, distribuição e outros. Entre as empresas integradas à plataforma estão Teltonika, Queclink, Sascar, Ituran, Telecomtrack, Sitrack, Omnilink, Trimble, Komatsu, TicketLog, MaxiFrota, Alelo e outros.
Os próximos passos da logtech incluem o aprimoramento da análise de dados para facilitar o trabalho do gestor de frotas com a emissão de relatórios automáticos e informações preditivas, investimento em educação e treinamento, além de uma series A. “A ideia é integrar com os principais sistemas do mercado, englobando todos os serviços relacionados à gestão de frotas como checklist, pneus, locadoras, seguros, oficinas e montadoras”, conclui Cavalcanti.

Para saber mais: https://infleet.com.br

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