Avanços no setor turístico: Fartura será sede do “1º Encontro de Governança do Angra Doce no Estado de São Paulo”

35 0

O evento representará um marco no surgimento no desenvolvimento turístico local e regional, gerando oportunidades para toda a população; CTur promove série de capacitações em parceria com o Sebrae-SP, Banco do Povo e Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego

Na última quarta-feira (25) aconteceu em Carlópolis/PR, a primeira reunião de gestão do “Angra Doce”, uma iniciativa da ATUNORPI (Associação Turística do Norte do Paraná), onde foram definidas as ações no sentido de estabelecer a governança, integrando os representantes dos quinze municípios que compõem a primeira Área Especial de Interesse Turístico do Brasil, “Angra Doce”, criada pela Lei 13.921/19. Na ocasião, Fartura foi escolhida para sediar a próxima reunião, que será a primeira no estado de São Paulo e acontecerá em 19 de outubro.
O prefeito de Fartura, Luciano Filé, compareceu no evento no no estado vizinho, reforçando seu objetivo de incluir Fartura como destino turístico regional, nacional e até internacional.
A região Angra Doce, além de cinco municípios paranaenses, integra dez cidades paulistas, todas no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Chavantes, formada pela confluência dos rios Paranapanema e Itararé. De acordo com André Bertoni, coordenador da CTur, a Ponte “Benedito Garcia Ribeiro” é um grande diferencial de Fartura. “A ponte em si já é um atrativo, uma das mais extensas do país. Somos um elo importante na conexão entre São Paulo e Paraná, além disso, fazemos divisa por terra ou por água, com 6 parceiros da AEIT (Área Especial de Interesse Turístico)”, cita. “Estamos estrategicamente localizados dentro do Angra Doce”, destaca.
Para o prefeito e para o coordenador de Turismo, a reunião do dia 25, representou um marco no fortalecimento de um polo turístico, que gerará mais oportunidades e desenvolverá economicamente a região e o município farturense.

CTur de Fartura e Sebrae realizam curso gratuito de Atendimento ao Turista

A Coordenadoria de Turismo (CTur) de Fartura, por meio do titular da Pasta, André Bertoni, promoveu, no Anfiteatro “Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto”, situado na EMEF Professor Miguel de Góes, o Curso de Atendimento ao Turista.
A aula foi promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e era obrigatória para proprietários de pesqueiros, restaurantes e lanchonetes rurais, sendo destinado ainda a empresários; colaboradores e prestadores de serviços.
André explicou que a ação faz parte do “Selo de Qualidade do Turismo”, por meio do Programa de Cadastramento do trade turístico de Fartura (CADFARTUR).
O coordenador enfatizou que este é o primeiro de uma série de cursos de capacitação, que visam qualificar a mão-de-obra local. “É importante capacitar e qualificar gratuitamente nossos empresários, prestadores de serviços e seus colaboradores. Isso agrega valor e consolida nosso produto turístico. Fartura tem que receber bem, com agilidade, e qualidade. Na cadeia do turismo, todos os aspectos são importantes, mas os pontos de contato com o cliente são fundamentais”, cita André.
Começa capacitação para atuar no Turismo de Pesca ou Náutico, promovido pelo Sebrae-SP.
André Bertoni adiantou que no dia 2 de setembro, acontecerá o primeiro de uma série de cursos de capacitação e qualificação para os 148 registrados junto à CTUr, interessados em trabalhar com o turismo de pesca ou náutico no município de Fartura.
Também participarão da ação os representantes do Banco do Povo e a Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, com abertura de MEI.

Veja Também

%d blogueiros gostam disto:

Net @ - sites para internet