7 de maio: Dia do Oftalmologista

93 0

No dia 7 de maio celebra-se o Dia do Oftalmologista. A data foi escolhida para homenagear o profissional responsável pelo estudo, o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões ligadas ao sistema ocular.
Instituída apenas em 1986 pelo ministro da Saúde Seijo Tsuzuki, a data da celebração ao oftalmologista foi escolhida baseada na fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, que foi inaugurada no dia 7 de maio de 1930.

Oftalmologia

A origem da oftalmologia remonta aos antigos egípcios. Mas a prática clínica começou com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram as doenças oculares minuciosamente. No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular. O aparelho foi fundamental para o avanço da especialidade.
A oftalmologia é considerada a primeira das especialidades médicas. Hoje, está dividida em muitas sub-especialidades e é uma das especialidades que mais tem evoluído ao longo dos anos. Ela é inclusive uma das profissões que mais recebe atualizações tecnológicas.

No Brasil

Segundo dados divulgados pelo CFM em 2018, mais de 13 mil oftalmologistas atuam no País. Com 3,6% médicos do Brasil escolhendo esta especialidade como sua área de atuação.
Apesar do grande números de médicos atuantes, 23% da população brasileira ainda não tem acesso a esse tipo de especialidade.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, dos quais 6 milhões teriam deficiência visual importante. O restante é cegueiras ou deficiência reversíveis. E cerca de 60% dos casos de cegueira podem ser evitados desde que a prevenção seja feita como prática regular.
O médico oftalmologista, por cuidar da visão, tem cada vez mais o seu espaço reconhecido. Os descobrimentos tecnológicos e os procedimentos cirúrgicos são de grande importância para a população.

Parabéns a todos os oftalmologistas!

Fonte: Agência Brasil, Calendarr, AMB, OpticaNet e CFM

Veja Também

%d blogueiros gostam disto:

Net @ - sites para internet