Carnaval das escolas de samba agora é Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo

92 0

Conselho estadual de patrimônio aprovou, por unanimidade, a proposta feita pela Liga-SP

O Carnaval paulista foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo. A novidade é resultado de uma proposta feita pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Liga-SP, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que aprovou por unanimidade o registro. A decisão foi publicada pelo Diário Oficial na quarta-feira (5).
Desta forma, o Carnaval das escolas de samba de São Paulo, suas práticas carnavalescas e também os saberes e fazeres característicos das entidades passam a ser reconhecidos como parte importante da história cultural de São Paulo e também protegidos pelo Estado, para que, ao longo dos anos, a tradição se mantenha.
Outro ponto importante é a valorização e preservação da memória carnavalesca paulista. O título de Patrimônio Imaterial concedido pelo Condephaat é o pontapé inicial para um projeto que há tempos está na mira da Liga-SP: a construção de um museu para o Carnaval de São Paulo. “A Liga-SP empenhou-se para que o legado deixado por sambistas que trabalharam para tornar o Carnaval de São Paulo o que é hoje fosse reconhecido. O título de Patrimônio Imaterial do estado de São Paulo é uma vitória das escolas de samba que, durante o ano todo, dedicam-se à nossa cultura. Com os cursos de capacitação oferecidos pela Liga-SP e a criação do museu do Carnaval, vamos enaltecer e resguardar ainda mais esta história”, ressalta Paulo Sergio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
O trabalho de reconhecimento e preservação do Carnaval paulista é, por consequência, um impulsionamento da cultura e da economia criativa do estado.

Confira abaixo a ordem dos desfiles:

Grupo Especial
21 fevereiro (Sexta-feira)

23h15 – Barroca Zona Sul
00h20 – Tom Maior
01h25 – Dragões da Real
02h30 – Mancha Verde
03h35 – Acadêmicos do Tatuapé
04h40 – Império de Casa Verde
05h45 – X-9 Paulistana

22 fevereiro (Sábado)

22h30 – Pérola Negra
23h35 – Colorado do Brás
0h40 – Gaviões da Fiel
1h45 – Mocidade Alegre
2h50 – Águia de Ouro
3h55 – Vila Maria
5h00 – Rosas de Ouro

Veja Também


Net @ - sites para internet