Câmara de Avaré conquista renovação da certificação ISO 9001

442 0

A Câmara de Avaré obteve a renovação da certificação ABNT NBR ISO 9001, que garante a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários do Legislativo.
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão de qualidade.
Para conseguir, mais uma vez, a renovação do ISO 9001, a Câmara de Avaré passa anualmente por duas auditorias que avaliam toda a parte administrativa do Legislativo, como secretaria, departamento jurídico, documentação e comissões.
“É importante ressaltar que a certificação avalia o desempenho e as rotinas de trabalho previamente estabelecidas”, ressalta o diretor do Legislativo de Avaré, Cristiano Augusto Porto Ferreira.
A Câmara de Avaré é uma das poucas do país a possuir a certificação ISO 9001 e também, por conta desta certificação, se transformou em modelo para várias outras casas legislativas, que buscam a certificação.
Um dos critérios para obter a ISO é a avaliação dos clientes que usam o serviço na Câmara, como o prefeito, vereadores e os próprios cidadãos. São estes profissionais que ajudam na avaliação dos trabalhos feitos pelos funcionários do Legislativo. “A Câmara está sempre aberta para receber sugestões e quando há reclamações dos serviços prestados, isso dá origem a ações corretivas e preventivas para que o problema seja sanado realmente”, explica o diretor.
Outro ponto positivo da Câmara de Avaré, e que contribui para a renovação da certificação, é a digitalização de todos os processos legislativos.
A digitalização contribui também com o meio ambiente, pois deixa de gerar gastos desnecessários com impressões, tonner e energia elétrica, além de deixar à disposição da população a íntegra dos processos que tramitam no legislativo através de seu portal.
“Selo de conformidade”
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.
A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) concebido para desenvolver e manter um portfólio de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho e se beneficiar com a implementação.
O SGQ funciona um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Veja Também


Net @ - sites para internet