CULTURA E EDUCAÇÃO – Biblioteca realiza terceira edição da Mostra de Literatura em vídeo

689 0

A Secretaria da Cultura, por intermédio da Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos (Rua: Minas Gerais, 279) , realiza a III Mostra de Literatura em Vídeo, com a exibição de filmes nacionais. As exibições na biblioteca começam nesta segunda-feira, sempre em dois horários: 7h30 e 19h30.
A mostra de literatura em vídeo é destinado a alunos do ensino médio que serão previamente preparados em salas de aulas e depois de assistirem ao filme, participarão de um debate. Os grandes clássicos nacionais são frequentemente incluídos nos vestibulares e fazem parte da programação curricular do ensino médio.

Filmes
São Bernardo
O filme de segunda-feira, 18, é São Bernardo. Baseado na obra de Graciliano Ramos, é um filme de 1971, de 111 minutos, do gênero drama, dirigido por Leon Hirszman. Este filme foi rodado na cidade de Viçosa (Alagoas), onde Graciliano Ramos viveu muitos anos e escreveu algumas de suas obras.

A Moreninha
Já na terça-feira, 19, será exibida a película A Moreninha, de 1970. Com 97 minutos, dirigido por Glauco Mirko Laurelli, é um musical/romance de 97 minutos, adaptado do livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo.

Grande Sertão
Grande Sertão é o filme de quarta-feira, 20. Trata-se de obra baseada no livro Grande Sertão: Veredas é um livro de João Guimarães Rosa, escrito em 1956. O filme, filme de 1965, dirigido pelos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, com Maurício do Valle (Riobaldo), Sônia Clara (Diadorim) e Jofre Soares (Zé Bebelo), tem duração de 49 minutos.

Guerra de Canudos
Na quinta-feira, 21, acontece a exibição de Guerra de Canudos, inspirado na obra de Euclides da Cunha. Com elenco principal de atores globais e 5.000 figurantes, os 169 minutos do épico lançado na comemoração do centenário do conflito, são conduzidos, além dos fatos já conhecidos, pela visão dividida de uma família sobre a figura de Antônio Vicente Mendes Maciel, ou simplesmente, Antônio Conselheiro (José Wilker). Zé Lucena (Paulo Betti), marido, Penha (Marieta Severo) mãe, e Luiza (Claudia Abreu) filha, protagonizam o drama das famílias do sertão baiano, onde a fome, a miséria e a falta de informação imperam.

Morte e Vida Severina
Baseado na obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina será o filme de sexta-feira, 22. Com 60 minutos, escrito e dirigido por Zelito Viana, a produção de 1977 mostra a saga de um retirante nordestino que, como tantos brasileiros, viaja do sertão ao litoral em busca de melhores condições de vida.

1 - A Moreninha

2 - Grande Sertao

3 - Guerra de Canudos

5 - Sao Bernardo

Veja Também

%d blogueiros gostam disto:

Net @ - sites para internet