SAÚDE – Programa está oferecendo exames gratuitos de mamografia

647 0

Carreta-móvel do “Mulheres de Peito” atende no Terminal Rodoviário

Por intermédio programa estadual “Mulheres de Peito”, a Secretaria da Saúde está realizando exames gratuitos de mamografia em uma carreta-móvel estacionada no Terminal Rodoviário Manoel Rodrigues para atender gratuitamente mulheres que tenham entre 50 e 69 anos.
A unidade ficará até o dia 27 no local para atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Na carreta são feitos exames preventivos contra o câncer de mama.
Para as mulheres de 35 a 49 anos, há a necessidade de encaminhamento médico, que é feito no local por intermédio de um profissional médico disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Estão sendo atendidas 50 mulheres por dia, através de senha que são distribuídas pela manhã e por ordem de chegada. A senha só é válida para atendimento no mesmo dia. Não haverá agendamento e as mulheres devem apresentar RG e cartão do SUS (obrigatório).
O “Mulheres de Peito” dispõe de uma equipe multidisciplinar integrada por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, pessoal administrativo e um médico radiologista especializado em mama.
Além de mamógrafo, os veículos são equipados com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
O objetivo do “Mulheres de Peito” é promover rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Câncer de Mama
A OMS estima que no mundo anuamente mais de um milhão de casos de casos de câncer de mama sejam diagnosticados. É o tipo que mais incide sobre a população feminina e a causa mais frequente de morte.
As causas do câncer de mama não são ainda totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Veja Também

COMUNICADO

Posted by - 6 de março de 2017 0
A Prefeitura da Estância Turística de Avaré comunica aos munícipes, que nesta terça-feira, dia 07, será interditada a Rua Rio…
%d blogueiros gostam disto:

Net @ - sites para internet